Nos
últimos meses foi realizado um projeto no perfil do instagram do PIBID buscando
aproximar os jovens das temáticas por meio de obras audiovisuais e literárias. Toda
sexta fora postado, na ferramenta dos stories, artes com indicações de filmes,
séries, livros e documentários aos alunos.
Buscamos esse realizar esse projeto
visando ser
de grande importância que se trate de diferentes temáticas com os discentes
fugindo assim do tradicional.
Segundo Ferreira e Franco (2009) a história desenvolveu um caráter cientifico e
possuidor de um método especifico onde o documento escrito possuía um maior
valor entre os outros. Entretanto com o surgimento e difusão de novas fontes a
valorização de outros documentos se ampliou.
O ensino de história não seria diferente
visto que muitas vezes é considerado uma disciplina onde se é necessário apenas
o decorar de datas e fatos. Segundo Caimi (2015) as reformas dos anos 1990 e
2000 apresentaram diferentes demandas ao professor de história de como
trabalhar o conteúdo com os alunos.
Dessa forma a autora cita que o uso de
metodologias que aproximem o discente da práxis do historiador utilizando
diferentes fontes, como livros, filmes, música, entre outras é essencial para
que se busque um maior protagonismo dos estudantes e assim superar essa
perspectiva de memorização tão presente no percurso da disciplina ao longo dos anos.
Para Dayrell (1996) muitas vezes é seguido apenas os livros
didáticos e os materiais sugeridos o conhecimento escolar se torna apenas algo
que é transmitido. Dessa forma não existe um trato crítico no processo de
ensino aprendizagem. O autor também cita que deve se buscar transformar o
ensino de história em algo palpável aos alunos e mais próximo de sua realidade
mostrando seu papel ativo no processo histórico da escola e no seu meio
social.
Essa utilização de diferentes fontes no
ensino de história auxilia o aluno no desenvolvimento de sua consciência
histórica. De acordo com Martins (2019) consciência histórica é vista como tudo
que o ser humano adquire e constrói ao analisar sua vida como um todo e sua
importância na história numa visão geral.
Abaixo a lista de todos as obras audiovisuais e literárias indicadas durante o período. Para mais informações sobre cada uma dessas obras acesse nosso perfil do instagram e acesse o destaque “dicas”.
Texto e imagens por: Millena Rezende
Revisão e postagem: Débora Sara
Comentários
Postar um comentário