Entendido o poder musical partimos
agora para as bandas regionais, que carregavam um grande poder histórico e
cultural, para compreender o seu surgimento
no Brasil será necessário voltarmos ao período Joanino, a chegada de Dom
João trouxe abrangentes mudanças para o cenário musical, o que antes era
ocupado por músicas populares em breve passaria por uma introdução ao erudito,
vale salientar que Dom João VI era apaixonado por música, este ao vir para o
Rio de Janeiro trouxe consigo uma série de músicos que residiam em Lisboa. Em
sua chegada o rei foi recebido pela Irmandade de Santa Cecília, que era uma
associação religiosa constituída em Lisboa, porém que se abrangia a outros
lugares, como no Brasil, e que coincidentemente levava o mesmo nome da banda
que está sendo apresentada neste artigo.
É importante destacar alguns nomes
que trouxeram contribuições, sendo ele o do padre José Maurício, que foi
nomeado Mestre da Capela Real, posição que era responsável por compor e dirigir
os músicos e cantores na cerimônia, este era descendente de escravos e optou
pela vocação religiosa afim de ter uma vida melhor. O mesmo ofereceu com suas
composições uma importante influência na música popular, deixando assim o seu
nome na grande galeria de artistas nacionais.
Outro importante contribuinte para
a construção da história das bandas é Marcos Antônio Fonseca Portugal, era um
dos compositores favoritos de Dom João, o mesmo chegou a se apresentar algumas
vezes no Teatro Real de São João, que foi inaugurado em 1813.
É extremamente necessário apontar
que posteriormente as bandas formaram uma das poucas manifestações culturais
das cidades interioranas. Além de que a mesma, seja qual fosse seu estilo
atingiam gerações de famílias.
Saindo agora do contexto histórico
é necessário pontuar a importância social das bandas, um dos primeiros pontos a
ser ponderado é a contribuição para a historicidade musical da região, assim
como a construção de uma identidade para a mesma. A banda de Santa Cecília de São Gonçalo do Pará - MG (objeto principal da pesquisa) possuí narrativas de que sua existência date na década de 50, portanto são 71
anos de história local construídas, ou seja, tal historicidade se entrelaça a
da própria cidade.
Além da identidade coletiva, é
preciso acrescentar a individual, participar de uma banda pode acentuar o nosso
papel social até mesmo potencializar a nossa voz, pois como já exposto a música
pode ser usada como forma de protesto e de reivindicação, um exemplo é a banda
curitibana de Rock e MPB, Mulamba, que em seus versos lutam contra o machismo,
o feminicídio, assédios, entre outras mazelas enfrentadas pelas mulheres.
A afetividade é um fator importantíssimo
oferecido, as relações construídas em decorrência das participações no grupo
musical são grandiosas para a memória das pessoas que moram na região,
provavelmente se pegarmos uma pessoa idosa são-gonçalenses e entrevista-la,
teremos uma riquíssima história sobre as recordações que a mesma tem a respeito
de algum fato sobre a banda, seja uma apresentação vista, um parente que
participou da mesma, ou outro fato que vá compartilhar da afeição.
Por fim teremos a tradição,
trazendo a significativa da palavra, entendemos como aquilo que é passado
adiante, ou sejam costumes, crenças, memórias, entre outros pontos que serão
passados de geração em geração. Atenuando novamente ao tempo existente de tal
conjunto, teremos décadas de tradições passadas, assim trazendo tal colocação
para a prática vemos que os integrantes da banda possuem diferentes idades, mas
compartilham da mesma afeição pela música, um exemplo é a integrante Débora,
que recebeu e mantem vívida a tradição da banda, participando e buscando sempre
compartilhar sobre a mesma para que a tal se mantenha viva para as futuras
gerações.
Para saber mais sobre a história e a importância da Banda de Música Santa Cecília do município de São Gonçalo do Pará - MG, acesse: https://pibidhistoriauemg.blogspot.com/2022/01/historia-da-banda-de-musica-santa.html
Texto por: Débora Sara de Andrade Mota e
ALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório
curricular: bandas de música e formação musical. 2010. 147f. Dissertação
(Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação,
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Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302> Acesso em 02 de
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