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O surgimento das bandas, o que são e sua importância no cenário social


Banda de música Santa Cecília de São Gonçalo do Pará - MG (encontro de bandas no município de Cajuru - MG, 2015) 


    Uma banda pode ser definida como um conjunto que corresponde a instrumentos de sopro, acompanhados de percussão. Seu surgimento vai além dos aspectos culturais, se expandem também por âmbitos políticos, pois como podemos observar, a música já serviu de arma contra a opressão, aqui cabe citar artistas que sempre se posicionarem contra sistemas que iam contra a liberdade, como por exemplo Chico Buarque que em seus versos expôs a ditadura militar em canções como Cálice, Mulheres de Atenas e muitas outras canções. Ney Matogrosso falava sobre sexualidade, dando representatividade as pessoas LGBTQI+, Rita Lee fazia críticas ao machismo em músicas como Pagu, entre outras canções que buscavam expor as problemáticas da época, aqui caberia o exemplo de diversos artistas que se utilizavam da música como ferramenta de luta.

Entendido o poder musical partimos agora para as bandas regionais, que carregavam um grande poder histórico e cultural, para compreender o seu surgimento  no Brasil será necessário voltarmos ao período Joanino, a chegada de Dom João trouxe abrangentes mudanças para o cenário musical, o que antes era ocupado por músicas populares em breve passaria por uma introdução ao erudito, vale salientar que Dom João VI era apaixonado por música, este ao vir para o Rio de Janeiro trouxe consigo uma série de músicos que residiam em Lisboa. Em sua chegada o rei foi recebido pela Irmandade de Santa Cecília, que era uma associação religiosa constituída em Lisboa, porém que se abrangia a outros lugares, como no Brasil, e que coincidentemente levava o mesmo nome da banda que está sendo apresentada neste artigo.

É importante destacar alguns nomes que trouxeram contribuições, sendo ele o do padre José Maurício, que foi nomeado Mestre da Capela Real, posição que era responsável por compor e dirigir os músicos e cantores na cerimônia, este era descendente de escravos e optou pela vocação religiosa afim de ter uma vida melhor. O mesmo ofereceu com suas composições uma importante influência na música popular, deixando assim o seu nome na grande galeria de artistas nacionais.

Outro importante contribuinte para a construção da história das bandas é Marcos Antônio Fonseca Portugal, era um dos compositores favoritos de Dom João, o mesmo chegou a se apresentar algumas vezes no Teatro Real de São João, que foi inaugurado em 1813.

É extremamente necessário apontar que posteriormente as bandas formaram uma das poucas manifestações culturais das cidades interioranas. Além de que a mesma, seja qual fosse seu estilo atingiam gerações de famílias.

Saindo agora do contexto histórico é necessário pontuar a importância social das bandas, um dos primeiros pontos a ser ponderado é a contribuição para a historicidade musical da região, assim como a construção de uma identidade para a mesma. A banda de Santa Cecília de São Gonçalo do Pará - MG (objeto principal da pesquisa) possuí narrativas de que sua existência date na década de 50, portanto são 71 anos de história local construídas, ou seja, tal historicidade se entrelaça a da própria cidade.

Além da identidade coletiva, é preciso acrescentar a individual, participar de uma banda pode acentuar o nosso papel social até mesmo potencializar a nossa voz, pois como já exposto a música pode ser usada como forma de protesto e de reivindicação, um exemplo é a banda curitibana de Rock e MPB, Mulamba, que em seus versos lutam contra o machismo, o feminicídio, assédios, entre outras mazelas enfrentadas pelas mulheres.

A afetividade é um fator importantíssimo oferecido, as relações construídas em decorrência das participações no grupo musical são grandiosas para a memória das pessoas que moram na região, provavelmente se pegarmos uma pessoa idosa são-gonçalenses e entrevista-la, teremos uma riquíssima história sobre as recordações que a mesma tem a respeito de algum fato sobre a banda, seja uma apresentação vista, um parente que participou da mesma, ou outro fato que vá compartilhar da afeição.

Por fim teremos a tradição, trazendo a significativa da palavra, entendemos como aquilo que é passado adiante, ou sejam costumes, crenças, memórias, entre outros pontos que serão passados de geração em geração. Atenuando novamente ao tempo existente de tal conjunto, teremos décadas de tradições passadas, assim trazendo tal colocação para a prática vemos que os integrantes da banda possuem diferentes idades, mas compartilham da mesma afeição pela música, um exemplo é a integrante Débora, que recebeu e mantem vívida a tradição da banda, participando e buscando sempre compartilhar sobre a mesma para que a tal se mantenha viva para as futuras gerações.

Para saber mais sobre a história e a importância da Banda de Música Santa Cecília do município de São Gonçalo do Pará - MG, acesse: 
https://pibidhistoriauemg.blogspot.com/2022/01/historia-da-banda-de-musica-santa.html


Texto por: Débora Sara de Andrade Mota e Augusto dos Reis de Oliveira (aluno do 6° período de História - UEMG/Divinópolis) 

Imagem, revisão e postagem por: Débora Sara de Andrade Mota 

Referências:

ALMEIDA, José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: bandas de música e formação musical. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE, 2010. Disponível em: <http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302>  Acesso em 02 de agosto de 2021.

CHAGAS, Robson Miguel Saquett; LUCAS, Glaura. Transmissão do saber e relações sociais nas práticas musicais das bandas civis de música. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - São Paulo - 2014.

GONÇALVES, A. M., COELHO, M. P., CHAVES, S. R., RIBEIRO, S. R., FRADE, R. M., & VIEIRA-SILVA, M. O papel social das bandas de música no Campo das Vertentes. In XV Encontro Nacional da Abrapso: Psicologia Social e Políticas de Existência Fronteiras e Conflitos. Maceió: UFAL, AL, Brasil, 2009

PINTO, Tales dos Santos. A chegada da corte e música no período joanino. Uol. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-chegada-corte-musica-no-periodo-joanino.htm Acesso em: 03 de out. de 2021

VERENA, A. Manual de história Oral. 3. ed. Rio de Janeiro, FGV, 2015.

 


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