A importância artística, cultural e social da banda de Santa Cecília para a cidade de São Gonçalo do Pará-MG
As bandas civis exercem um importante papel social nas comunidades onde se encontram, colaborando com a formação de uma identidade coletiva por meio da música, contribuindo para uma formação artística, social e sendo mantedoras da tradição cultural.
A transmissão de saberes, as relações com a sociedade, a formação de novos músicos, são alguns dos aspectos que caracterizam e evidenciam a importância das bandas como agentes participativos desses processos que contribuem de uma forma única e muito particular para a construção cultural.
As relações sociais consolidadas dentro das bandas são fundamentais para a criação de um sentimento de pertencimento, o que garante a sobrevivência das bandas, visto que é a partir da transmissão de saberes e das relações construídas dentro desse espaço de ensino e aprendizagem, não só de música, mas também da arte e cultura, que os participantes tendem a manter viva essa união e tradição.
Após tomarmos conhecimento da história da banda de Santa Cecília é possível apontarmos como a existência da mesma impactou e participou ativamente nas transformações sociais da cidade de São Gonçalo do Pará. A banda sempre esteve presente nos mais variados eventos, seja eles religiosos, políticos, de lazer.
Com mais de 60 anos de história, a banda coleciona memórias, momentos e pessoas que marcaram a história e comunidade de São Gonçalo. Durante essas décadas de existência (e resistência) de participação social, a banda de Santa Cecília já se tornou parte importante da cultura viva do município, já que a banda está sempre presente nos eventos religiosos, cívicos, tradicionais e nas festas diversas que ocorrem na cidade e nas regiões.
É preciso pontuar como a banda de Santa Cecília exerce um importante papel social ao oferecer a comunidade o ensino gratuito de alguns instrumentos, possibilitando ao participante uma profissionalização e a criação de novos projetos de vida por meio da música. Além de dar condições para que crianças, adolescentes, jovens e adultos possam participar de eventos culturais que expandem o capital cultural e artísticos. Outro ponto observado são os laços afetivos criados dentro da Banda, onde a tradição de pertencer a banda passa de pai para filho.
As bandas de músicas assumiram, no decorrer da história musical, um papel importante de consolidação da música brasileira e da formação musical. Esses grupos foram responsáveis por divulgar a música para população que não possuía acesso a apreciação musical, tocando nos coretos em praças públicas e nas festividades populares, oferecendo, desta maneira oportunidade do acesso à música. (ALMEIDA, 2010, p.50)
Além de desenvolver os trabalhos já citados, a banda tem a função social de tornar as ações e manifestações acessíveis a população, proporcionando a toda a comunidade a possibilidade de apreciar o trabalho que é realizado pela banda.
A banda de Santa Cecília é um importante patrimônio da cidade de São Gonçalo do Pará, ela atua efetivamente nos eventos que acontece na cidade, oferece a população o acesso a aprendizagem gratuita de música e está há 61 anos ajudando a construir a história da cidade e do povo e se tornando parte da história.
Os 61 anos de resistência da banda de Santa Cecília nos mostra o poder das bandas musicais para a transformação musical, econômica, cultural e artística. Além disso, nos permite analisar como a música é um importante elemento nas transformações socais.
Por fim, é de suma importância abordar como a história e existência da banda de Santa Cecília tem sido colocada de lado pela prefeitura e secretaria de cultura de São Gonçalo. A banda que por tempos funcionou em espaços precários, se manteve com a contribuição dos seus membros e da população. Não há até o momento nenhuma iniciativa que vise produzir um trabalho de pesquisa sobre a banda, suas memórias e sua contribuição para a história de São Gonçalo do Pará.
A história da banda de Santa Cecília, não conta só sobre a sua incorporação social em São Gonçalo do Pará, ela é sobre memórias, momentos e pessoas. Personagens esses, que nos permitem por meio da história oral revisitar o passado e conhecer aquilo que não foi documentado, resgatar as memórias de uma época, de um lugar, de um povo, com sensibilidade e respeito.
“A palavra que encanta, não é conceito, racionalidade é sensibilidade”
Rafael Haddock Lobo, 2021.
Considerações finais
Em virtude dos fatos mencionados, vemos com que vinculadas a momentos diferentes em uma comunidade, as bandas possuem aspectos tantos coletivos, como o trabalho em equipe e o papel social desempenhado por seus integrantes, assim como seu papel integrador que faz com que com que o sujeito se sinta integrado a sua comunidade.
Outro ponto que foi observado é como a mesma se encontra de maneira intrínseca na construção da identidade social. As narrativas dadas por Carlos Silva, maestro da banda, ressaltam a importância da oralidade, uma vez que não se tem muitos registros documentados a respeito de Santa Cecília, por tanto seria quase impossível escrever tal texto sem o auxílio da história oral. É expressado também como muitas das vezes tais vezes a arte é desvalorizada por órgãos públicos, uma vez que o maestro relata que em antigas administrações a banda não recebeu nenhum auxílio e os mesmos tiveram que se virar por contra própria.
Além do mais a mesma oferece a entrada de membros com idade mínima de 8 anos, o que é um ponto muito positivo pois a música oferece vários benefícios as crianças, assim como todas as pessoas em um modo geral, trazendo benefícios para o cérebro estimulando a memória, por tanto é uma grande aliada da educação.
Texto por: Débora Sara e Michelly Nayder
Revisão e postagem por: Débora Sara de Andrade Mota
Referências
ALMEIDA,
José Robson Maia de. Tocando o repertório curricular: bandas de
música e formação musical. 2010. 147f. Dissertação (Mestrado em
Educação) Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação,
Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Fortaleza-CE,
2010. Disponível em:
<http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/3302>
Acesso em 02 de agosto de 2021.
CHAGAS, Robson Miguel Saquett; LUCAS, Glaura. Transmissão do saber e relações sociais nas práticas musicais das bandas civis de música. XXIV Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - São Paulo - 2014.
GONÇALVES, A. M., COELHO, M. P., CHAVES, S. R., RIBEIRO, S. R., FRADE, R. M., & VIEIRA-SILVA, M. O papel social das bandas de música no Campo das Vertentes. In XV Encontro Nacional da Abrapso: Psicologia Social e Políticas de Existência Fronteiras e Conflitos. Maceió: UFAL, AL, Brasil, 2009
PINTO, Tales dos Santos. A chegada da corte e música no período joanino. Uol. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/a-chegada-corte-musica-no-periodo-joanino.htm Acesso em: 03 de out. de 2021
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VERENA, A. Manual de história Oral. 3. ed. Rio de Janeiro, FGV, 2015.
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