Através
das aulas e atividades realizadas com os alunos do segundo ano do Ensino Médio,
turma 2° 12 da Escola Estadual Martin Cyprien no primeiro bimestre de 2021, com o tema Carnaval, História do
Carnaval, a importância sociocultural do Carnaval, História do Carnaval em Divinópolis - MG, esperamos que os alunos através dos
estudos possam identificar aspectos sociais,
econômicos e políticos importantes para o surgimento do Carnaval na história, e
também compreender a importância das festividades para a sociedade, como um
integrador de cultura, costumes e tradições. E compreender a origem do
samba no Brasil, que derivam da cultura africana e afro-baiana. Além de analisar
o uso da performance, da música, dança, lutas, como forma de afrontar, sendo
elementos importantes da resistência à escravidão.
Desta forma, além das aulas semanais de forma remota, foi produzido vídeos informativos sobre o tema e publicados no Canal PIBID História Identidade Cultural e História Local. Vídeos intitulados:
- A origem do Carnaval:
- A chegada do Carnaval no Brasil. As lutas de resistência através das performances.
A chegada da Família Real no Brasil: Os impactos na sociedade e a representação do carnaval.
Disponível em: https://youtu.be/Zb52lovv368
Vídeo produzido por: Gabriel Artur Aparecido Fonseca
O carnaval e sua importância como ferramenta de manifestação socia l
Através das aulas e dos materiais complementares, vídeos aulas postadas no canal do YouTube PIBID História Identidade Cultural e História Local, os alunos realizaram algumas atividades pela plataforma Google Forms, e através disso espera-se que o aluno possa ler, observar e analisar fontes iconográficas e documentos a fim de desenvolver o senso de pesquisa histórica e análise crítica, além de que o aluno possa compreender e estabelecer uma reflexão acerca do verdadeiro poder e impacto que manifestações populares põem fazer perante algum contexto histórico e também compreender a importância do Carnaval como manifestação cultural e também a sua importância social e histórica.
Segue abaixo as atividades realizadas pelos alunos do 2° ano 12 da Escola Estadual Martin Cyprien no primeiro bimestre escolar de 2021.
Atividade SEMANA 01
Atividade SEMANA 02
A partir da análise das imagens, identifique quais as principais características presentes em cada uma referente a pratica festiva do Carnaval, a forma como a festividade era retratada pelo Jean Baptiste Debret e Augustus Earle, artistas que viveram no séc. XVIII e XIX. Observe também a forma como os negros eram retratados em cada imagem, a posição que eles se encontram, com está sendo representada a figura feminina. Escreva as suas considerações em no máximo 20 linhas.
Figura 1 Cena de Carnaval. Jean Baptiste Debret. Aquarela sobre papel (18 x 23 cm). Ano: 1823
As brincadeiras que envolviam o entrudo dentro das casas.Representação
do negro na literatura brasileira reforça diversos estereótipos nas obras, é
tratada com descaso e desprezo. Pode se perceber que a negra sacrifica tudo ao
equilíbrio de seu cesto,ja repleto de provisões que traz para seus senhores,
enquanto o moleque ,de serina de lata na mão,joga um jato de água que a inunda
e provoca um último acidente nessa catástrofe carnavalesca ,isso é uma forma de
descaso
Atividade SEMANA 03
Questão 01
Para responder a pergunta, leia o trecho do samba enredo:
200 Anos da Corte Real, Nos Jardins da Família Imperial - Império da Tijuca
(2008)
"A cidade se renova, majestosa evolução" Neste
trecho, o samba enredo faz referência a diversas mudanças e influências
ocorridas no Rio de Janeiro e em todo o Brasil após a chegada da Família Real,
cite quais foram os principais legados desta época e cite também as principais
heranças portuguesas presentes ainda presentes na atual sociedade brasileira.
Resposta estudante 01:
Ainda podemos ver em nossa sociedade a língua, a cultura, a
culinária.
Resposta estudante 02:
O samba-enredo e um subgênero do samba utilizado para puxar
o desfile das escolas de samba durante o Carnaval.Surgiu na década de 1930 e é
considerado uma evolução dos sambas tocados durante os desfiles.Uma das
principais heranças deixadas na sociedade contemporânea foi o Direito as artes
plásticas os algarismos sem falar nas grandes obras de arquitetura que estão presentes
ate hoje em nossos dias.
Atividade SEMANA 04
Questão 01
Por que o
carnaval é uma forte ferramenta de manifestação social no Brasil? Descreva com
suas palavras os aspectos que levaram esta festa popular a atingir este status
em nossa sociedade.
Resposta estudante01:
Em 1969 uma escola de samba se manifestou no carnaval, onde
o samba enredo fazia críticas ao golpe militar de 1964. A festa faz com que a
população esqueça as diferenças e se unem para celebrar.
Resposta estudante02:
O carnaval uma grande festa que acontece uma vez por ano e
geralmente a maior festa acontece no Rio de Janeiro. O carnaval utilizam muitos
o samba como música ,e roupas curtas ,bonitas e que chama atenção do público,
porque essas festividades é expressa de formas diversas que perpassam desde os
folclore do norte, os tradicionais bonecos gigantes de Olinda, originário frevo
de Recife e muito outros mais costumes e culturas
Atividades por: Débora Sara de Andrade Mota, Gabriel Artur Aparecido Fonseca
Texto e imagens por: Débora Sara de Andrade Mota
Comentários
Postar um comentário