Pular para o conteúdo principal

Produções e atividades realizadas com o Pibid: tema Carnaval

 

Através das aulas e atividades realizadas com os alunos do segundo ano do Ensino Médio, turma 2° 12 da Escola Estadual Martin Cyprien no primeiro bimestre de 2021, com o tema Carnaval, História do Carnaval, a importância sociocultural do Carnaval, História do Carnaval em Divinópolis - MG,  esperamos que os alunos através dos estudos possam identificar aspectos sociais, econômicos e políticos importantes para o surgimento do Carnaval na história, e também compreender a importância das festividades para a sociedade, como um integrador de cultura, costumes e tradições. E compreender a origem do samba no Brasil, que derivam da cultura africana e afro-baiana. Além de analisar o uso da performance, da música, dança, lutas, como forma de afrontar, sendo elementos importantes da resistência à escravidão.

Desta forma, além das aulas semanais de forma remota, foi produzido vídeos informativos sobre o tema e publicados no Canal  PIBID História Identidade Cultural e História Local. Vídeos intitulados:  

  • A origem do Carnaval: 


Disponível em: https://youtu.be/OVja3FmBuV0

Vídeo produzido por: Débora Sara de Andrade Mota 

  • A chegada do Carnaval no Brasil. As lutas de resistência através das performances.


Disponível em:https://youtu.be/LKRQ3wtTMDs
 
Vídeo produzido por: Débora Sara de Andrade Mota

  • A chegada da Família Real no Brasil: Os impactos na sociedade e a representação do carnaval.


Disponível em: https://youtu.be/Zb52lovv368

Vídeo produzido por: Gabriel Artur Aparecido Fonseca 


  • O carnaval e sua importância como ferramenta de manifestação social


Disponível em: https://youtu.be/llTFmUU92B0

Vídeo produzido por: Gabriel Artur Aparecido Fonseca

  • A HISTÓRIA DO CARNAVAL EM DIVINÓPOLIS-MG


Disponível em: https://youtu.be/A1haUPc1GeA

Vídeo produzido por: Débora Sara de Andrade Mota 
                                    Gabriel Artur Aparecido Fonseca

Link do Canal:  https://www.youtube.com/channel/UCByxzBQOF_6RR85ApBRYQ6A

Através das aulas e dos materiais complementares, vídeos aulas postadas no canal do YouTube PIBID História Identidade Cultural e História Local,  os alunos realizaram algumas atividades pela plataforma Google Forms, e através disso espera-se que o aluno possa ler, observar e analisar fontes iconográficas e documentos a fim de desenvolver o senso de pesquisa histórica e análise crítica, além de que o aluno possa compreender e estabelecer uma reflexão acerca do verdadeiro poder e impacto que manifestações populares põem fazer perante algum contexto histórico e também compreender a importância do Carnaval como manifestação cultural e também a sua importância social e histórica. 

Segue abaixo as atividades realizadas pelos alunos do 2° ano 12 da Escola Estadual Martin Cyprien no primeiro bimestre escolar de 2021.


Atividade SEMANA 01



Observe e analise a pintura:


Após assistir o vídeo aula, acessar o link de apoio e analisar a imagem acima, identifique e escreva com suas palavras os elementos que caracterizam essa representação, o contraste entre o “pecado e a fé”. Escreva em no máximo 10 linhas as suas considerações. 

Resposta do estudante 01:


Resposta estudante 02:

Pelo oque eu entendi, os poderosos iludia as pessoas por meio de rezas reliquias sagradas. Se considerando um pecado e fe


Resposta estudante 03:

Ela apresenta o contraste entre os dois lados da vida contemporânea,como pode ser visto pelo aparecimento da pousada do lado esquerdo para o gozo,a igreja do lado direito-para a observância religiosa.A cena movimentada retrata crianças bem comportadas perto da igreja e uma cena de pessoas bebendo cerveja perto da pousada .No centro ha um poço,mostrando a aproximação de diferentes partes da comunidade e outras cenasmostram uma barraca de peixes


Atividade SEMANA 02 

A partir da análise das imagens, identifique quais as principais características presentes em cada uma referente a pratica festiva do Carnaval, a forma como a festividade era retratada pelo Jean Baptiste Debret e Augustus Earle, artistas que viveram no séc. XVIII e XIX. Observe também a forma como os negros eram retratados em cada imagem, a posição que eles se encontram, com está sendo representada a figura feminina. Escreva as suas considerações em no máximo 20 linhas. 

Figura 1 Cena de Carnaval. Jean Baptiste Debret. Aquarela sobre papel (18 x 23 cm). Ano: 1823


Figura 2 AUTOR: Augustus Earle – TÍTULO: Jogos durante o Entrudo no Rio de Janeiro – TÉCNICA: aquarela – ANO:1822


Figura 3 Jean Baptiste Debret. Carnaval. 1827. Técnica: Aquarela sobre papel (15,2 x 21,5 cm) – Localização: Museu da Chácara do Céu, Rio de Janeiro



Resposta do estudante 01:



Resposta estudante 02:

O entrudo poderia ser realizado de diversas maneiras, como manifestações de zombarias públicas. A forma mais conhecida era o jogo das molhadelas, realizado alguns dias antes da Quaresma e que consistia em uma brincadeira de molhar ou sujar as pessoas que passavam pela rua. Poderia ser realizado publicamente, mas também poderia ser realizado de maneira privada. No jogo das molhadelas, produziam-se recipientes que eram preenchidos de determinado líquido. Esse líquido poderia ser aromatizado, mas também poderia ser malcheiroso e, neste caso, o recipiente era preenchido com água suja de farinha ou café, por exemplo, e até mesmo urina. Sempre se divertindo cultivando sua cultura!

Resposta do estudante 03:

As brincadeiras que envolviam o entrudo dentro das casas.Representação do negro na literatura brasileira reforça diversos estereótipos nas obras, é tratada com descaso e desprezo. Pode se perceber que a negra sacrifica tudo ao equilíbrio de seu cesto,ja repleto de provisões que traz para seus senhores, enquanto o moleque ,de serina de lata na mão,joga um jato de água que a inunda e provoca um último acidente nessa catástrofe carnavalesca ,isso é uma forma de descaso 


Atividade SEMANA 03

Questão 01

Para responder a pergunta, leia o trecho do samba enredo: 200 Anos da Corte Real, Nos Jardins da Família Imperial - Império da Tijuca (2008)



"A cidade se renova, majestosa evolução" Neste trecho, o samba enredo faz referência a diversas mudanças e influências ocorridas no Rio de Janeiro e em todo o Brasil após a chegada da Família Real, cite quais foram os principais legados desta época e cite também as principais heranças portuguesas presentes ainda presentes na atual sociedade brasileira.

 

Resposta estudante 01:

Ainda podemos ver em nossa sociedade a língua, a cultura, a culinária.

 

Resposta estudante 02:

O samba-enredo e um subgênero do samba utilizado para puxar o desfile das escolas de samba durante o Carnaval.Surgiu na década de 1930 e é considerado uma evolução dos sambas tocados durante os desfiles.Uma das principais heranças deixadas na sociedade contemporânea foi o Direito as artes plásticas os algarismos sem falar nas grandes obras de arquitetura que estão presentes ate hoje em nossos dias.

 

 

Atividade SEMANA 04

Questão 01

Por que o carnaval é uma forte ferramenta de manifestação social no Brasil? Descreva com suas palavras os aspectos que levaram esta festa popular a atingir este status em nossa sociedade.

 

Resposta estudante01:

Em 1969 uma escola de samba se manifestou no carnaval, onde o samba enredo fazia críticas ao golpe militar de 1964. A festa faz com que a população esqueça as diferenças e se unem para celebrar.

 

Resposta estudante02:

O carnaval uma grande festa que acontece uma vez por ano e geralmente a maior festa acontece no Rio de Janeiro. O carnaval utilizam muitos o samba como música ,e roupas curtas ,bonitas e que chama atenção do público, porque essas festividades é expressa de formas diversas que perpassam desde os folclore do norte, os tradicionais bonecos gigantes de Olinda, originário frevo de Recife e muito outros mais costumes e culturas


Atividades por: Débora Sara de Andrade Mota, Gabriel Artur Aparecido Fonseca 

Texto e imagens por: Débora Sara de Andrade Mota 

Revisão e postagem por: Débora Sara de Andrade Mota 







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ALDEIA PATAXÓ MUÃ MIMATXI

  O povo Pataxó (Pataxoop), é um dos povos indígenas mais famosos do Brasil, principalmente pelo fato de serem conhecidos como um dos primeiros grupos a terem contato com os portugueses que aqui chegaram no começo do século XVI. Historicamente, todo o povo Pataxó se concentrava no extremo sul da Bahia, mas após o episódio conhecido como “Fogo de 51”, onde houve um massacre na aldeia matriz Pataxó de Barra Velha, localizada perto de Porto Seguro-BA, houve uma diáspora do povo Pataxó, onde parte migrou para outras regiões da Bahia e também para Minas Gerais. Foi através deste contexto onde surgiu a aldeia indígena “Muâ Mimatxi”, localizada em Itapecerica-MG. Esta tribo surgiu a partir da difusão de uma aldeia indígena Pataxó localizada em Carmésia-MG, onde após essa difusão, parte desta tribo foi assentada em um território próximo a Lamounier (distrito de Itapecerica) no ano de 2006, este espaço foi concedido por mediação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Atualmente, vivem c...

História da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

                 A História da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está intimamente ligada à história do Reinado e à história da população negra divinopolitana.                Construída na década de 1850 por e para escravizados, a igreja tinha como principal objetivo ser um local em que os cativos pudessem professar seus credos e crenças e celebrar a festa do Reinado. Fruto da intolerância religiosa e do racismo do século XIX, a igreja se tornou um símbolo da resistência dos escravizados divinopolitanos e de seus descendentes, bem como o principal ponto de encontro e festejo da festividade.                Sua construção está ligada à influência do então vigário da cidade, o padre Guaritá. Conforme aponta Corgozinho (2003), insatisfeito com o fato de os escravizados dançarem na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo enquanto celebravam...

O MUSEU GTO

    Geraldo Teles de Oliveira foi um importante escultor que viveu em Divinópolis e se tornou um dos grandes artistas do Brasil ao realizar belíssimas e complexas obras esculpidas na madeira. No blog, já fizemos uma matéria sobre essa ilustre figura e hoje viemos mostrar o Museu GTO com mais detalhes! O Museu GTO foi fundado em 1981 exatamente na casa onde viveu o artista e sua família até a sua morte, em 1990. O acervo conta com várias de suas obras e pertences pessoais utilizados por Geraldo. É uma grande fonte histórica, que resgata e traz de volta a vida o famoso escultor que vivia em Divinópolis, contribuindo para que seu legado se perpetue através dos tempos! Imagem de MeuDestino. Também existe o Instituto GTO, que visa profissionalizar e aprimorar a manutenção e as exposições do museu. Em 2009, ocorreu uma reforma no local, com a revitalização das cores e iluminação do lugar. A pluralidade das obras, seus traços e detalhes chama a atenção de vários admirador...