Pular para o conteúdo principal

ARTE: Atividade realizada com os alunos do 3° ano do E. M da Escola Estadual Martin Cyprien



 

Com o intuito de apresentar aos alunos a potência dos negros, LGBT e mulheres decidimos fazer o uso da arte nessa atividade. A arte funciona, para o ser humano, como uma maneira de colocar para fora todas as suas questões como um sujeito único que existe em uma sociedade feita de regras comportamentais. Dessa forma, a arte vem como uma ferramenta para questionar essas regras, como o capitalismo essa reprodução foi tomada pelo mercado de venda e compra, mercado que pertence as classes consideradas socialmente dominantes. Entretanto, o que se observa nos últimos anos é uma retomada dos espaços da arte pelos indivíduos marginalizados até então. Dessa forma, coloca-se nas mesmas questões de opressão desses sujeitos para serem debatidos, enxergadas e repensadas por toda sociedade atual. Pensando nisso, apresentamos aos alunos pessoas que utilizam da arte para se fazer ouvir enquanto sujeito negro, LGBT e mulher. Após isso pedimos aos alunos para também se expressarem e terem voz se baseando nos ensinamentos ao longo do bimestre sobre os novos movimentos sociais, trabalhados com a turma do 3°7, criando suas próprias artes que são apresentadas abaixo. Mostrando assim aos alunos uma forma de usar a arte como forma de expressão.

Texto e aividade por: Millena Rezende 












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ALDEIA PATAXÓ MUÃ MIMATXI

  O povo Pataxó (Pataxoop), é um dos povos indígenas mais famosos do Brasil, principalmente pelo fato de serem conhecidos como um dos primeiros grupos a terem contato com os portugueses que aqui chegaram no começo do século XVI. Historicamente, todo o povo Pataxó se concentrava no extremo sul da Bahia, mas após o episódio conhecido como “Fogo de 51”, onde houve um massacre na aldeia matriz Pataxó de Barra Velha, localizada perto de Porto Seguro-BA, houve uma diáspora do povo Pataxó, onde parte migrou para outras regiões da Bahia e também para Minas Gerais. Foi através deste contexto onde surgiu a aldeia indígena “Muâ Mimatxi”, localizada em Itapecerica-MG. Esta tribo surgiu a partir da difusão de uma aldeia indígena Pataxó localizada em Carmésia-MG, onde após essa difusão, parte desta tribo foi assentada em um território próximo a Lamounier (distrito de Itapecerica) no ano de 2006, este espaço foi concedido por mediação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Atualmente, vivem c...

A HISTÓRIA DE MINAS EM MAPAS

  A história de Minas Gerais já está bem consolidada na sociedade brasileira e principalmente entre os mineiros, períodos históricos como o ciclo do ouro fazem parte de capítulos de livros didáticos, artigos, produções audiovisuais etc. Mas algo que passa despercebido diante dessa história tão vasta são os mapas que representavam o território de Minas Gerais nessas épocas. Quando olhamos o mapa de Minas e nos deparamos com uma grande porção de terra anexado a um “nariz” a oeste, temos a impressão que desde o período colonial já era um território bem consolidado devido a geografia de suas fronteiras territoriais naturais. Fato é que a representação de Minas em mapas sofreu diversas mudanças ao longo dos anos, sempre como um reflexo político e econômico de Minas Gerais ao longo dos séculos. Nos séculos XVI e XVII, não houve nenhum mapa destacando o território onde hoje conhecemos como Minas Gerais, pelo fato do eixo econômico e demográfico do Brasil estar concentrado no litoral, a...

História da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

                 A História da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está intimamente ligada à história do Reinado e à história da população negra divinopolitana.                Construída na década de 1850 por e para escravizados, a igreja tinha como principal objetivo ser um local em que os cativos pudessem professar seus credos e crenças e celebrar a festa do Reinado. Fruto da intolerância religiosa e do racismo do século XIX, a igreja se tornou um símbolo da resistência dos escravizados divinopolitanos e de seus descendentes, bem como o principal ponto de encontro e festejo da festividade.                Sua construção está ligada à influência do então vigário da cidade, o padre Guaritá. Conforme aponta Corgozinho (2003), insatisfeito com o fato de os escravizados dançarem na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo enquanto celebravam...