As festas de rodeio são um evento presente em várias cidades mineiras, estendendo-se ao Centro-Oeste brasileiro, que têm como objetivo manterem vivas as tradições e costumes da vida do homem do campo e a cultura rural. Em Pitangui – Mg, Sétima Vila do Ouro, o rodeio se configurou como um evento importante no calendário pitanguiense, muito aguardado e desejado, movimentando a economia local e influenciando na organização da cidade durante os dias de festa.
A Expô Pitangui ocorria no mês de Junho nos dias que antecediam o aniversário da cidade e, dessa forma, atraía um grande público não só pelo rodeio em si, como também pelos shows sertanejos, pelos leilões, cavalgadas, comidas típicas e demais atrações. O Rodeio Mirim era uma das principais atrações da festa, no qual os filhos dos produtores rurais se apresentavam e caíam nas graças do público. Além disso, muitos nomes passaram pelos palcos da Expô Pitangui, dentre eles Gustavo Mioto, João Bosco e Vinícius, César Menotti e Fabiano e tantos outros.
“O rodeio é uma forma de homenagear o matuto, o homem sertanejo e suas raízes caipiras, e o homem do campo se sente homenageado com essa festa”, diz José Rafael, frequentador assíduo da Expô Pitangui. Infelizmente, o evento teve sua última edição em 2015 junto às comemorações dos 300 anos de Pitangui e, desde então, ocupa espaço de saudade nos corações de todos os pitanguienses.
Nosso país tem ficado carente de cultura e relembrar as festas interioranas é também resgatar a História Local. Parabéns pela recordação!
ResponderExcluir