No Centro-Oeste, a presença das festas de rodeio é marcante e isso ocorre devido à grande influência da cultura caipira nessa região. Estes eventos acontecem em grandes parques de exposição e contam com o comparecimento de um grande número de pessoas, que lotam estes lugares afim de prestigiar não só o rodeio, como também os vários momentos que essa festa possui.
Em Divinópolis – MG, a Divinaexpo atrai público de várias regiões de Minas e de outros estados, sendo tida como uma das maiores festas de rodeio do Brasil. Assim, se configura como um conjunto de atrações variadas, tais como o encontro entre produtores rurais, de comitivas, concursos e leilões e shows sertanejos. Todos esses momentos vão ao encontro do objetivo primeiro da festa, o de celebrar a cultura e a tradição rural caipira. É interessante lembrar as origens desta festa, que rementem à década de 1950 e à figura do Zé Capitão, personagem muito conhecido na região e responsável por iniciar esta tradição através da cultura dos tropeiros e do transporte de gado.
O Sindicato Rural de Divinópolis também possui papel fundamental na idealização do parque de exposições onde ocorre a Divinaexpô devido, principalmente, a sua atuação conjunta com o homem do campo prestando auxílio e oferecendo cursos. No entanto, foi somente em 1970 que se iniciaram os trâmites para a efetiva construção do parque que mobilizou muitos produtores rurais e peões da região, muitos, inclusive, ligados ao Zé Capitão. Desde então, as atividades do parque só vem crescendo e atraindo cada vez mais pessoas.
Referências:
AZEVEDO, Flávia Lemos Mota de, et al. Divinaexpô: Patrimônio Imaterial do Município de Divinópolis (MG), 1. ed. Divinópolis: Fabricat1, 2019. No prelo.
Autores: Ana Carolina Moreira Barcelos e Fernando Cordeiro dos Santos
Comentários
Postar um comentário