Pular para o conteúdo principal

O rei do futebol é mineiro

 



A cidade de Três Corações em Minas Gerais é berço do maior jogador da história do futebol. No dia 23 de outubro de 1940, filho de Celeste Arantes e do jogador do Fluminense, João Ramos do Nascimento, nasceu Edson Arantes do Nascimento e ninguém podia imaginar que depois de 60 anos, uma das suas conquistas seria ser eleito o Atleta do Século pelo Comitê Olímpico Internacional e o melhor jogador de futebol do século XX pela FIFA.

 

Seu apelido Pelé, como é conhecido, se deu por causa da forma de como falava o nome do seu jogador favorito no tempo da escola, o goleiro Bilé do Vasco da Gama de São Lourenço. Pelé cresceu na pobreza em São Paulo, trabalhando em lojas de chá para conseguir dinheiro. Quem o ensinou a jogar futebol foi o próprio pai e usava uma meia recheada com jornal para servir de bola.

 

Depois de passar por vários times amadores, em 7 de setembro de 1956, com 15 anos, Pelé estreava no Santos com a promessa de que seria o maior jogador de futebol do mundo. E que foi prometido se realizou. Seu talento em conjunto com as características físicas, como a força e velocidade, o levaram a participar de importantes campeonatos, como a Copa do Mundo. Considerado um jogador completo, Pelé em 1957 foi convocado a vestir a camisa brasileira e defender a seleção na competição mundial que ocorre a cada quatro anos.

 

Pelé desmaiou no final da Copa do Mundo de 1958 e foi reanimado por Garrincha, outra personalidade histórica do futebol. Proclamado como a maior revelação da Copa e o melhor jogador jovem, ele estava apenas começando a escrever seu nome na história. Em 1962, Pelé já era considerado o melhor jogador do mundo e foi campeão de três Copas Mundiais (1958, 1962 e 1970). Em 21 anos de carreira, Pelé acumulou o total de 59 taças, 37 títulos e 1.282 gols.

 

Edson Arantes do Nascimento se aposentou em 1977 e deixou um legado inesquecível e difícil de ser superado. Várias obras retratam a história do mineiro que conquistou o mundo com seu talento e aqui estão algumas sugestões para quem se interessar em saber mais da rica trajetória do rei do futebol:

Filmes:

·                  Isto é Pelé (1974) é um documentário com depoimentos do próprio Pelé contando sobre a sua carreira e focalizando nas Copas do Mundo de 1958 e 1970.

·         Pelé Eterno (2004) é um outro documentário que retrata a vida de Pelé através de depoimentos de ex-jogadores e celebridades, mostrando seus memoráveis gols e principais fatos que marcaram a sua vida. Dirigido por Anibal Massaini Neto, essa obra levou cinco anos para ser concluída.

·                   Pelé - O Nascimento de uma Lenda (2017) é um filme que visa o público estrangeiro ao contar a história de Edson Arantes do Nascimento até se tornar o Pelé.

Livros:

·                Pelé: A Autobiografia (2006) – como o próprio nome já diz, nesse livro o próprio Pelé conta o desenvolvimento de uma criança pobre até um adulto milionário.

·          Pelé - A Importância do Futebol (2017) – neste livro, Pelé escreve sobre como o desenvolvimento do futebol desde 1950 e como esse esporte fascina e pode ajudar a contribuir para um mundo melhor.

 





ESCRITO POR: RAFAELA TEIXEIRA NUNES


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A ALDEIA PATAXÓ MUÃ MIMATXI

  O povo Pataxó (Pataxoop), é um dos povos indígenas mais famosos do Brasil, principalmente pelo fato de serem conhecidos como um dos primeiros grupos a terem contato com os portugueses que aqui chegaram no começo do século XVI. Historicamente, todo o povo Pataxó se concentrava no extremo sul da Bahia, mas após o episódio conhecido como “Fogo de 51”, onde houve um massacre na aldeia matriz Pataxó de Barra Velha, localizada perto de Porto Seguro-BA, houve uma diáspora do povo Pataxó, onde parte migrou para outras regiões da Bahia e também para Minas Gerais. Foi através deste contexto onde surgiu a aldeia indígena “Muâ Mimatxi”, localizada em Itapecerica-MG. Esta tribo surgiu a partir da difusão de uma aldeia indígena Pataxó localizada em Carmésia-MG, onde após essa difusão, parte desta tribo foi assentada em um território próximo a Lamounier (distrito de Itapecerica) no ano de 2006, este espaço foi concedido por mediação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio). Atualmente, vivem c...

História da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

                 A História da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos está intimamente ligada à história do Reinado e à história da população negra divinopolitana.                Construída na década de 1850 por e para escravizados, a igreja tinha como principal objetivo ser um local em que os cativos pudessem professar seus credos e crenças e celebrar a festa do Reinado. Fruto da intolerância religiosa e do racismo do século XIX, a igreja se tornou um símbolo da resistência dos escravizados divinopolitanos e de seus descendentes, bem como o principal ponto de encontro e festejo da festividade.                Sua construção está ligada à influência do então vigário da cidade, o padre Guaritá. Conforme aponta Corgozinho (2003), insatisfeito com o fato de os escravizados dançarem na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo enquanto celebravam...

O MUSEU GTO

    Geraldo Teles de Oliveira foi um importante escultor que viveu em Divinópolis e se tornou um dos grandes artistas do Brasil ao realizar belíssimas e complexas obras esculpidas na madeira. No blog, já fizemos uma matéria sobre essa ilustre figura e hoje viemos mostrar o Museu GTO com mais detalhes! O Museu GTO foi fundado em 1981 exatamente na casa onde viveu o artista e sua família até a sua morte, em 1990. O acervo conta com várias de suas obras e pertences pessoais utilizados por Geraldo. É uma grande fonte histórica, que resgata e traz de volta a vida o famoso escultor que vivia em Divinópolis, contribuindo para que seu legado se perpetue através dos tempos! Imagem de MeuDestino. Também existe o Instituto GTO, que visa profissionalizar e aprimorar a manutenção e as exposições do museu. Em 2009, ocorreu uma reforma no local, com a revitalização das cores e iluminação do lugar. A pluralidade das obras, seus traços e detalhes chama a atenção de vários admirador...