Ao se falar sobre Ensino de História, muitas são as formas de se abordar a disciplina em sala de aula para um aprendizado eficaz. Uma dessas formas trata-se do estudo da História Local. Falar sobre a localidade em sala de aula é uma maneira didática de despertar nos estudantes o sentimento de pertencimento e o interesse pelas causas que necessitam atenção em determinada região. Foi pensando em tudo isso que nós, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), optamos por levar esse estudo acerca da História de Divinópolis para dentro da escola pública: Estadual Martin Cyprien.
Divinópolis é um município de Minas Gerais instalado oficialmente em 1 de junho de 1912. A História Local da cidade compreende vários processos de análise das relações sociais e econômicas da região. Trata-se de um município rico em tradições, festas, esportes e muito mais.
O ensino da localidade pode ser compreendido como a engrenagem para o aprendizado histórico. Isso porque ele possibilita uma interação com a realidade do outro. Compreender as relações sociais e a história do seu próprio local é fundamental na construção de um saber histórico. Além disso, através do estudo de História Local é possível uma aproximação na relação educador e educando, o que torna ainda mais proveitoso o ensino-aprendizagem.
Entretanto, existem alguns desafios para a efetivação do Ensino de História Local. Um deles trata da contradição de se falar sobre a localidade, no nosso caso o município de Divinópolis e, ao mesmo tempo, reverenciar traços de outras culturas. Ou seja, por vezes falamos sobre História Local utilizando de uma bagagem de conceitos ou pré-conceitos deixada por pessoas completamente fora do contexto regional. Há uma rejeição em admitir a cultura da própria cidade como rica e digna de estudos e análises. Porém, é também por esses motivos que o ensino de História Local torna-se tão importante, uma vez que ele contribui para o rompimento desses paradigmas.
Portanto, nós do PIBID, esperamos que as atividades realizadas na escola Martin Cyprien, no município de Divinópolis, impulsionem os estudantes a deixarem o lugar cômodo da aceitação de tudo que vem de “fora” em favor da valorização da cultura e das tradições da sua própria região. Acreditamos que por meio desses estudos é possível uma construção gradativa de cidadãos cada vez mais críticos e participativos.
Texto produzido por Izabela Gontijo
Comentários
Postar um comentário