Inicialmente, contextualizaremos o subprojeto de História do PIBID, com o tema – Identidade Cultural e História Local – que terá como um de seus objetivos o levantamento de dados acerca das tradições culturais, históricas, manifestações artísticas da escola e do município, atendendo os princípios do ensino de história, envolvendo os alunos na pesquisa de fontes, na investigação sobre tradições locais e a sua relação com o presente, com a identidade cultural do município de Divinópolis/MG e região.
Além disso, norteamos trazer considerações sobre a concepção da prática do Ensino de História na educação básica, evidenciando a necessidade de superar o ensino de história enquanto “simples repasse de informações”, sendo o conhecimento histórico uma construção de vários sujeitos. Buscar através de atividades, pesquisas, projetos, eventos, uma melhor compreensão da História Local, das identidades culturais, possibilitando-lhes a capacidade de se compreenderem enquanto sujeitos e protagonistas da sua história.
Desse modo, é importante incorporar à memória individual e coletiva, para conhecer e compreender a dinâmica da História Local e das Identidades Culturais da região. Das religiosidades populares, como o Reinado, festa de Santa Cruz; das tradições no esporte como o Futebol e a importância na história da comunidade; do carnaval; do rodeio; dos movimentos negros e LGBTQ+.
Portanto, os fundamentos teóricos-metodológicos irão evidenciar as considerações relevantes quanto à Memória e à Identidade, enfatizando que a memória é um atributo pessoal que indica como que o homem se relaciona com o passado. Das memórias produzidas coletivamente, da dimensão que permite encontrar a subjetividade do indivíduo que falará do presente sobre o passado. Além de estimular que sujeito recupere o passado local para o entendimento das diferenças entre o presente e o passado, possibilitando mudanças ou continuidades, entendendo a Identidade Cultural e História Local como uma construção que engloba vários sujeitos, vinculando as questões da vida real, do cotidiano e ampliando a compreensão de sujeito histórico. “Conhecer é um evento social, ainda que com dimensões individuais”.
Referências:
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. Procedimentos metodológicos no ensino de História. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2018. P. 189-197.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. Procedimento metodológicos em práticas interdisciplinares. 5. Ed. São Paulo: Cortez, 2018. P. 212-237.
MAYER, Leandro. Projeto História Local Porto Novo. Um relato de experiência pedagógica sobre ensino de história local em escola pública de Santa Catarina., Porto Alegre: Revista do Lhiste, num.2, vol.2, jan/jun, 2015. P. 150-159.
Texto produzido por: Débora Andrade
Comentários
Postar um comentário